quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Olho Seco: Entendendo e tratando a Síndrome

Apesar de muito comum, a Síndrome do Olho Seco (conhecido pelos médicos como keratoconjunctivitis sicca) é uma das síndromes oculares menos entendidas.  Muitas pessoas confundem os sintomas de olho seco com alergias, condições climáticas ou apenas “vista cansada”. Apesar de todos estes  fatores serem um agravante do quadro do olho seco, eles não são a causa.

Os olhos precisam de uma camada constante de lágrimas – o chamado “filme lacrimal” – para manter e proteger a superfície ocular. Em pessoas com olho seco, alterações nas glândulas produtoras de lágrimas podem resultar em uma mudança na quantidade e qualidade de lágrimas produzidas. Com isso, o filme lacrimal não pode lubrificar e proteger a superfície dos olhos de maneira eficiente. Isso pode levar a danos da superfície do seu olho, que, por sua vez, pode levar a sintomas da Síndrome do Olho Seco.

Os sintomas e causas do Olho Seco variam

Os pacientes costumam descrever os sintomas do olho seco de maneiras diferentes: coceira, irritação, sensibilidade à luz, visão turva e até produção de lágrimas em demasia são alguns dos sintomas mais citados. Lidar com algum ou alguns destes sintomas é um desafio para milhões de pessoas. O problema, é que quando não tratada direito, a Síndrome do Olho Seco pode causar problemas de visão ainda mais graves.

Quando a produção de natural de lágrimas é reduzida, a Síndrome do Olho Seco pode causar irritação grave nos olhos, particularmente na córnea, que requer a presença de um filme lacrimal saudável para funcionar corretamente. Além de criar uma superfície saudável para a córnea e lubrificar o olho inteiro, um filme lacrimal natural ajuda a combater infecções e é vital para uma visão clara. Quando a produção de lágrimas é reduzida durante um longo período de tempo, há a probabilidade de danos permanentes e cicatrizes na superfície dos olhos, aumentando o risco de infecção e deficiência visual grave.

Alterações hormonais devido à idade e menopausa, problemas de tireóide e deficiência de vitaminas podem contribuir para a Síndrome do Olho Seco. Algumas doenças e condições – como a artrite reumatóide, lupus e Síndrome de Sjögren – também  podem causar a Síndrome do Olho Seco. Por outro lado, atividades como ler ou trabalhar no computador não são uma causas principais da Síndrome do Olho Seco, contudo,  elas podem piorar os sintomas. Usar lentes de contato também pode piorar o quadro do ressecamento.

Existem várias opções disponíveis para o tratamento da Síndrome do Olho Seco. O seu oftalmologista pode fornecer informações sobre qual a melhor opção para suas necessidades.

Algumas opções são:

Colírios

Colírios são lubrificantes artificiais usados para umedecer o olho e engrossar as lágrimas. Eles podem ajudar a:

Lubrificar o olho

Manter a umidades nos olhos

Aliviar sintomas de irritação e ressecamento

Aliviar os sintomas de olho seco associado com cirurgia refrativa (LASIK)

O seu oftalmologista pode te ajudar a encontrar a melhor opção de colírio para o seu tratamento.

Plug para o duto lacrimal

Os plugs para o duto lacrimal são feitos de silicone e podem ser inseridos pelo seu oftalmologista para fechar os dutos que drenam as lágrimas dos olhos. Para verificar se os plugs são a melhor opção para você, pode-se inserir um temporário que se dissolve com o tempo e vai ajudar o seu oftalmologista decidir se os plugs reduzirão os seus sintomas de olho seco antes de inserir plugs permanente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário