segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Coçar o olho pode gerar grave problema de visão



Astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia. Os nomes podem ser difíceis, mas os significados são bem simples. Mesmo com causas e sintomas diferentes, a solução é a mesma: basta usar óculos para corrigir o problema. Em outras situações, não coçar o olho pode evitar problemas graves.

De acordo com o oftalmologista David Lucena, problemas de visão entre os cearenses, principalmente entre a maioria que é mais carente, são causados pela falta de óculos. “Por problemas financeiros, existem muitos cearenses com dificuldades visuais causadas por erros refracionais e que não estão corrigidos, isto é, não estão usando óculos ou lentes de contato”, explica.

Também há outros tipos que podem ser gerados por pequenos descuidos. Segundo o médico, o simples ato de coçar o olho, pode ser a causa de um grande problema. “A coceira intensa pode causar traumas oculares que poderão evoluir para infecções ou doenças mais graves como ceratocone”, conta. O problema de visão acontece por uma mudança estrutural na córnea, causando uma distorção visão, com múltiplas imagens, raios e sensibilidade à luz.

Além disso, algumas ocupações influenciam no desgaste da visão, gerando doenças. “Alguns profissionais precisão ter cuidados em suas atividades como: soldadores, pescadores, surfistas, lutadores de vale tudo (…)”, alerta David Lucena.

Para amenizar o efeito dos problemas ou até mesmo evitá-los é necessário o uso de óculos escuros no sol para proteger os olhos contra os raios ultravioleta. “No caso dos lutadores, que têm grandes ricos de descolamento de retina, a única solução seria parar de lutar, o que seria impossível”, destaca.

Cirurgia

Em alguns casos mais graves, a necessidade de um procedimento cirúrgico logo aparece. É o caso de problemas como catarata, descolamento de retina, hemorragia vítrea, pterígio, glaucoma e tumores. “Quando a cirurgia é realizada com todos os cuidados técnicos e táticos (cirurgião experiente, materiais cirúrgicos de 1º mundo, perfeita esterilização etc), os riscos são mínimos, em torno de 1 para 4 mil”, esclarece.

Astigmatismo: com esse problema, a visão pode gerar distorção em objetos próximos ou distantes.

Hipermetropia: geralmente, a pessoa possui uma boa visão para longe, mas para focalizar a imagem de perto, há uma dificuldade do cristalino. Às vezes não consegue focalizar a imagem ou sente desconforto visual, como cansaço ou dor de cabeça.

Miopia: o míope consegue enxergar os objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados ou desfocados.

Presbiopia: conhecida popularmente como “vista cansada”, o problema é uma anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares. Geralmente, ocorre por volta dos 40 anos. Pessoas com hipermetropia e diabetes mellitus tendem a apresentar a presbiopia mais precocemente, cerca dos 35 anos.
Fonte: Jangadeiro On line


Nenhum comentário:

Postar um comentário