quarta-feira, 27 de junho de 2012

Saiba mais sobre Vista Cansada ou Presbiopia


Vista Cansada ou Presbiopia é a perda progressiva da capacidade dos olhos focalizarem imagens de perto que ocorre em função da idade. Existem muitas hipóteses sobre as causas desta condição visual, mas sabe-se que a presbiopia faz parte da evolução natural do homem com o avançar da idade.

A causa principal da presbiopia é o aumento na rigidez da lente natural do olho humano que perde a capacidade de focar objetos de perto. Isso ocorre com todos os seres humanos. Alguns já percebem a partir dos 40 anos e outros um pouco mais tarde com 45-50 anos.

Os sintomas principais da Presbiopia sãp: cansaço visual com a leitura e necessidade de maior iluminação para ver objetos e letras pequenas. Há ainda a necessidade de afastar objetos para enxergá-los melhor, o popularmente chamado "braço curto". Dor de cabeça relacionada ao esforço visual e aumento da sonolência com a leitura prolongada também podem ocorrer.

O diagnóstico é feito pelo oftalmologista na consulta oftalmológica. O paciente apresenta as queixas acima descritas e no exame oftalmológico observa-se que há alteração na medida da acuidade visual para perto.

A acuidade visual para perto é testada com uma tabela específica chamada tabela de Jaegger. O paciente présbita não consegue ler as letras pequenas da tabela na distância padrão.

Não existem fatores de risco para a Presbiopia. Esta doença ocorre em todas as pessoas desde que atinjam a idade em que ela se apresenta. Os míopes, como são naturalmente focados para perto, tendem a sentir menos os sintomas da presbiopia.

Prevenção

Não há prevenção para a presbiopia, ela faz parte da evolução natural do ser humano. Já a correção da presbiopia pode ser feita com óculos ou lentes de contato. Os óculos podem ser unifocais (apenas para perto), bifocais ou multifocais.

Os óculos unifocais para perto são indicados para os pacientes que nunca usaram óculos e apresentam-se na fase inicial da presbiopia. A indicação de óculos multifocais ou bifocais impõe-se quando o indivíduo necessita com freqüência alternar visão para longe e perto em suas atividades diárias.

Para os pacientes que não aceitam ou não desejam o uso de óculos, a presbiopia pode ser compensada com o uso de lentes de contato rígidas ou gelatinosas. Os óculos e as lentes de contato são métodos efetivos para correção da presbiopia, mas existe uma demanda considerável por sua correção cirúrgica.

Quanto à cirurgia, existem diversas técnicas. Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo oftalmologista e os benefícios e riscos analisados antes de qualquer intervenção.

Fonte: Portal da Oftalmologia




Nenhum comentário:

Postar um comentário