segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O que é Glaucoma?


O glaucoma é a segunda causa de cegueira em todo o mundo e sua prevalência está entre 1,5 a 2% da população. São fatores de risco para a progressão da doença a PRESSÃO INTRA OCULAR ELEVADA, A MIOPIA, A RAÇA NEGRA E ORIENTAL, DIABETES, HIPERTENSÃO ARTERIAL, O ENVELHECIMENTO E PRINCIPALMENTE A HEREDITARIEDADE.

O diagnóstico e o tratamento do glaucoma possibilitam a paralisação da doença na maioria dos casos. Nos pacientes sem tratamento a evolução da doença é lenta e sem sintomas, mas as lesões do Nervo Óptico e as consequentes perdas visuais são progressivas e irreversíveis após sua instalação.

O tratamento preferencial do glaucoma é o tratamento clínico, através de colírios. Na maior parte das vezes, o tratamento clínico do glaucoma é para toda a vida, e a medicação não pode ser interrompida sem a avaliação do oftalmologista., sob risco de piora do dano glaucomatoso.
O exame do NERVO ÓPTICO e o exame de CAMPO VISUAL COMPUTADORIZADO devem ser realizados pelo menos duas vezes ao ano nos pacientes em tratamento e uma vez ao ano nos pacientes considerados suspeitos (pacientes que apresentam fatores de risco). 

Além do tratamento com colírios existem o tratamento a LASER e as cirurgias ANTI GLAUCOMATOSAS, nos casos refratários ao tratamento clínico. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário