quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Catarata – O que é e quais os sintomas e sinais


O que é: CATARATA é a perda de transparência da lente natural existente no globo ocular, o cristalino, responsável pela focalização da visão para longe e para perto. Na maioria das vezes é decorrente do processo de envelhecimento. Geralmente a partir dos 40 anos, pode ocorrer um processo de opacificação dessa lente natural que leva a diminuição progressiva da visão. A rapidez dessa evolução varia de pessoa para pessoa e até mesmo de um olho para o outro.

Catarata Senil ou Pré-senil
Nesses casos é comum o aparecimento da catarata em ambos os olhos, porém normalmente em estágios diferentes de evolução. O tratamento é eminentemente cirúrgico, porém a época de sua realização dependerá da acuidade visual, bem como da avaliação do oftalmologista.

Cataratas Congênitas
São as cataratas que aparecem ao nascimento e são causadas devido a problemas durante a gestação, como infecções intra-uterinas (rubéola, sarampo, sífilis) ou genéticas (transmitida de pais para filhos).

Muitas vezes as cataratas congênitas não são descobertas logo ao nascimento, a não ser que sejam realizados alguns exames oculares precoces, que já estão sendo indicado pelos pediatras. A cirurgia nestes casos deve ser realizada o quanto antes, a fim de permitir recuperação da função visual.

Causas e sintomas
As principais causas do surgimento da catarata são:
• Idade, principalmente quando aumenta a baixa visual após os 60 anos
• Conseqüência da diabete
• Conseqüência do uso indiscriminado e sem orientação médica, de colírios
• Traumatismos oculares
• Radiação
• Infecções nos olhos
• Uveítes

A cirurgia e as Lentes intra-oculares:

A cirurgia de Catarata (Facectomia) é hoje uma das mais realizadas no mundo. A evolução da técnica cirúrgica, aliada a novos equipamentos e medicamentos, permite hoje um êxito em mais de 95% dos casos. Alguns pacientes apresentam doenças oculares ou sistêmicas associadas à catarata, o que pode afetar o resultado visual final da cirurgia. É um procedimento que dura por volta de 30 minutos, mas que apesar de rápido é também delicado.
Realizamos a técnica cirúrgica denominada FACOEMULSIFICAÇÃO com a utilização de LENTES INTRA-OCULARES DOBRÁVEIS evitando assim a necessidade de pontos e possibilitando a sua realização com a técnica de ANESTESIA TÓPICA (colírios). Durante a cirurgia o paciente não sentirá dor, nem verá o que esta sendo feito pelo cirurgião.
Realizamos anualmente mais de 1.000 cirurgias de catarata e somos os pioneiros na técnica de Facoemulsificação desde 1989, na cidade de Niterói – RJ.

Cirurgia é o único tratamento para catarata.

A cirurgia da catarata é hoje um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados em todo o mundo. A evolução da técnica cirúrgica aliada a novos equipamentos e medicamentos permite hoje um êxito em mais de 95% dos casos realizados. Alguns pacientes apresentam outras doenças oculares e ou sistêmicas associadas à catarata, que podem afetar o resultado visual após a cirurgia independente do êxito da cirurgia. É um procedimento de duração em torno de 15 minutos, mas que apesar de rápido é extremamente delicado, seguro e preciso.

Realizamos a técnica denominada FACOEMULSIFICAÇÃO com a utilização de LENTES INTRA-OCULARES DOBRAVEIS OU MALEÁVEIS. Atualmente existe um grande número de fabricantes de lentes intra-oculares e principalmente lentes personalizadas que são utilizadas para cada paciente em especial. Podemos dar destaque as LENTES MULTIFOCAIS indicadas aos pacientes que querem ter visão para longe e perto após a cirurgia sem a necessidade de óculos, as lentes TÓRICAS indicadas em pacientes que apresentam graus de astigmatismo antes da cirurgia e as lentes ASFÉRICAS que se assemelham ao cristalino do paciente após os 50 anos. Além disso, podem ser encontradas em coloração amarela para proteger a retina dos raios azuis presentes na luz branca solar, que é extremamente nocivo a região mais importante da retina denominada MÁCULA LÚTEA.

A grande vantagem das lentes intra-oculares dobráveis é o tamanho da incisão e ausência de pontos na mesma, diminuindo a quase zero o número de complicações pós-operatórias como: infecção intra-ocular e astigmatismo devido à cicatrização e tração dos pontos de sutura. A incisão pequena também tem como vantagem a diminuição do tempo de cicatrização e acaba com o repouso no pós-operatório imediato.

A cirurgia é realizada em quase 100% dos casos com anestesia tópica (colírio) e sedação, permitindo o paciente já sair da clínica sem curativo oclusivo, utilizando apenas um protetor plástico transparente que permite a visão através dele.

Realizamos anualmente mais de 1000 cirurgias de catarata e somos os pioneiros em Niterói na técnica de FACOEMULSIFICAÇÃO desde 1989 e IMPLANTES DE LENTES INTRA-OCULARES DOBRÁVEIS.

Pós-operatório: 

Não há necessidade de repouso absoluto ou internação hospitalar (dependendo de cada caso).
Mas alguns cuidados devem ser tomados:
• Não esfregar
• Não coçar
• Não dormir sobre o olho operado nos primeiros dias pós-operatório
• Não realizar esforço físico

Resultados:

O índice de complicações na cirurgia é muito baixo, mas existe, o que faz com que os cuidados do pós-operatório sejam extremamente necessários. A função do implante da lente intra-ocular é evitar o uso de óculos com grau alto, porém mesmo após a cirurgia, a maioria dos pacientes necessita do uso de óculos para leitura de perto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário